Jubileu de Ouro

Em 1994, a diocese festejou 50 anos de vida e missão. Para celebrar condignamente o Jubileu de Ouro, o bispo Dom Eduardo instituiu o Ano Jubilar, iniciado em 11 de junho de 1993, tomando-se como referência a data de instalação da diocese. O empenho em celebrar-se o Jubileu era norteado por uma intenção: “Vejam vossas obras e glorifiquem o Pai celeste”. O tema foi “Igreja diocesana e sua missão” e o lema, “Igreja profética, solidária e ministerial". O objetivo da celebração jubilar era: “Fortalecer a consciência e a prática de uma Igreja Particular, renovada em seu ardor missionário, fiel a Jesus Cristo e à sua proposta, unida como povo de Deus, em comunhão com a Igreja universal, solidária com o povo, presente nas realidades do seu tempo e espaço, como profético serviço à vida e à liberdade, na construção do Reino de Deus.”

Ao abrir-se o Ano Jubilar, Dom Eduardo divulgou uma Carta Pastoral, na qual apresentava o sentido e os objetivos dessa importante comemoração. A mensagem iniciava-se assim: “Ofereço-lhes esta Carta Pastoral na singeleza da sua expressão. Trata-se de um documento que visa a assinalar o marco .histórico do .Jubileu Áureo de criação e instalação da Diocese de Piracicaba. Ao longo do ano, cumprir-se-á um programa de comemorações que nos permitirão recordar o nosso passado, viver com esperança o presente e comprometer-nos alegremente com o futuro em vista da construção do Reino.”

A Carta Pastoral proclamava o Ano Jubilar como “de graça e ação de graças” e ressaltava que o espírito que o nortearia seria o programa de construção do Reino anunciado por Jesus na sinagoga de Nazaré (Lc 4, 16-22) e no Sermão da Montanha (Mt 5), que contemplava a partilha, a igualdade, a justiça, a fraternidade, a comunhão e o serviço.

O Ano Jubilar iniciou-se no dia 11 de junho de 1993, com solene Celebração Eucarística na Catedral. Ao longo do ano, diversos eventos litúrgicos, pastorais, culturais e sociais marcaram o Jubileu. Nos jornais das cidades foram publicados diversos artigos relacionados ao jubileu diocesano.

Diocesanos celebram o Jubileu de Ouro