Dirigentes da CNBB

A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é a instituição permanente que congrega os bispos da Igreja Católica no país. Foi fundada em 1952, no Rio de Janeiro, onde teve sua sede até 1977, quando foi transferida para Brasília. Sua história é marcada pelo espírito de colegialidade e pela comunhão entre os bispos.

Dom Sérgio da Rocha, Dom Murilo S. R. Krieger e Dom Leonardo Ulrich Steiner formam a presidência da CNBB.

Os atuais dirigentes da CNBB foram eleitos na 53ª. Assembleia Geral, realizada de 15 a 24 de abril de 2015, em Aparecida, junto ao Santuário Nacional.

A presidência da CNBB é formada pelo presidente – Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília; pelo vice-presidente – Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de São Salvador da Bahia (BA), e pelo secretário geral – Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF). A presidência é o órgão dirigente e administrativo da CNBB.

Delegado da CNBB junto ao CELAM

A 53ª. Assembleia Geral elegeu Dom José Belisário da Silva para delegado da CNBB junto ao CELAM. Ele é arcebispo de São Luís do Maranhão (MA).

Presidentes das comissões episcopais

Na assembleia também foram eleitos os presidentes das Comissões Episcopais de Pastorais. As comissões episcopais promovem a pastoral orgânica nacional, com suas dimensões globais e setores especializados.

A presidência da CNBB e os presidentes das Comissões Episcopais formam o CONSEP - Conselho Episcopal Pastoral. É o órgão executivo das decisões pastorais da Assembleia Geral e do Conselho Permanente e, como tal, promove e coordena a pastoral orgânica em âmbito nacional.

Os membros do CONSEP e os representantes dos Conselhos Episcopais Regionais formam o Conselho Permanente, que é o órgão de orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados.

Os presidentes das Comissões Episcopais

Comunicação Social

Dom Darci José Nicioli
Arcebispo de Diamantina (MG)