Província Eclesiástica

Província Eclesiástica é uma reunião de Igrejas diocesanas para se promover a ação pastoral comum e para se estimularem as relações dos bispos entre si. A primeira diocese da província é a arquidiocese, cujo pastor é chamado arcebispo metropolitano ou metropolita. É ele quem preside a Província Eclesiástica, formada pela arquidiocese (chamada sede metropolitana) e pelas outras dioceses (chamadas sufragâneas).

A Província Eclesiástica de Campinas é formada pela Arquidiocese de Campinas e pelas dioceses de Piracicaba, Amparo, Bragança Paulista, Limeira e São Carlos. Elas também formam a Sub-região Campinas do Conselho Episcopal Regional Sul-1 da CNBB.

Dom Airton José dos Santos é o arcebispo de Campinas; Dom Fernando Mason, bispo de Piracicaba; Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo de Amparo; Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo de Limeira; Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista, e Dom Paulo Cezar Costa, bispo de São Carlos.

A Província Eclesiástica de Campinas foi criada em 19 de abril de 1958, quando a Diocese de Campinas foi elevada a arquidiocese e sede metropolitana pelo Papa Pio XII, através da bula “Sacrorum antistitum”.

O primeiro arcebispo metropolitano foi Dom Paulo de Tarso Campos; o segundo, Dom Antônio Maria Alves de Siqueira; o terceiro, Dom Gilberto Pereira Lopes. Dom Bruno foi o quarto arcebispo de Campinas, ofício que assumiu em 2004; faleceu no dia 28 de agosto de 2011.