“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)

Província Eclesiástica

Província Eclesiástica é uma reunião de Igrejas diocesanas para se promover a ação pastoral comum e para se estimularem as relações dos bispos entre si. A primeira diocese da província é a arquidiocese, cujo pastor é chamado arcebispo metropolitano ou metropolita. É ele quem preside a Província Eclesiástica, formada pela arquidiocese (chamada sede metropolitana) e pelas outras dioceses (chamadas sufragâneas).

A Província Eclesiástica de Campinas é formada pela Arquidiocese de Campinas e pelas dioceses de Piracicaba, Amparo, Bragança Paulista, Limeira e São Carlos. Elas também formam a Sub-região Campinas do Conselho Episcopal Regional Sul-1 da CNBB.

Dom Airton José dos Santos é o arcebispo de Campinas; Dom Fernando Mason, bispo de Piracicaba; Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo de Amparo; Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo de Limeira; Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista, e Dom Paulo Cezar Costa, bispo de São Carlos.

A Província Eclesiástica de Campinas foi criada em 19 de abril de 1958, quando a Diocese de Campinas foi elevada a arquidiocese e sede metropolitana pelo Papa Pio XII, através da bula “Sacrorum antistitum”.

O primeiro arcebispo metropolitano foi Dom Paulo de Tarso Campos; o segundo, Dom Antônio Maria Alves de Siqueira; o terceiro, Dom Gilberto Pereira Lopes. Dom Bruno foi o quarto arcebispo de Campinas, ofício que assumiu em 2004; faleceu no dia 28 de agosto de 2011.

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções