Santuário de Aparecida

Na cidade paulista de Aparecida, no Vale do Paraíba, ergue-se majestoso o Santuário Nacional de Aparecida. É a casa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o centro mariano do Brasil.

A suntuosa basílica ainda não está totalmente concluída. O lançamento da pedra fundamental deu-se no dia 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. Com projeto do arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, a igreja tem a forma de uma cruz grega, com capacidade para abrigar 45 mil peregrinos.

Em 4 de julho de 1980, embora inacabada, foi consagrada pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil declarou-a oficialmente Santuário Nacional. As atividades religiosas no santuário, em definitivo, passaram a ser realizadas a partir de 3 de outubro de 1982, quando aconteceu a transladação da imagem da antiga basílica para a nova.

Considerado o centro da fé católica no Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida recebe anualmente sete milhões de peregrinos. É o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina, o maior santuário mariano do mundo. Imenso em sua pujante e bela arquitetura, reflete a grandiosidade do amor e devoção dos brasileiros por sua rainha e padroeira.

Para conhecer a história dessa devoção mariana, clique aqui

Conheça o “site” do santuário: www.santuarionacional.com.br