Obras Missionárias

As Pontifícias Obras Missionárias são instituições oficiais do papa (por isso se chamam pontifícias) e, conseqüentemente, de toda a Igreja, para a animação e cooperação missionárias. Elas exprimem a solicitude do papa e dos pastores por toda a Igreja. Têm como finalidade despertar e promover o espírito missionário universal de todos os membros do povo de Deus, apoiar a atividade dos missionários, desenvolver atividades de animação, formação e cooperação missionária.

As Pontifícias Obras Missionárias compreendem quatro obras: Propagação da Fé, criada em 1822, em Lyon (França) pela jovem leiga francesa Paulina Maria Jaricot; a Infância Missionária (ou Obra da Santa Infância), criada em 1843, em Paris, pelo bispo Dom Carlos de Forbin-Janson; São Pedro Apóstolo, criada em 1889, em Caen (França), por Joana Bigard e sua mãe, Estefânia, leigas francesas, e a União Missionária, criada em Milão (Itália), em 1916, pelo sacerdote Bem-Aventurado Paulo Manna. Elas surgiram e se desenvolveram como organizações diferentes e autônomas; hoje, constituem uma única instituição, embora sendo quatro Obras distintas.

A União Missionária foi reconhecida como obra pontifícia pelo Papa Pio XII, em 1956; as outras três foram reconhecidas antes, em 1922, pelo Papa Pio XI. O Concílio Vaticano II, no Decreto "Ad Gentes" (n. 38), consagrou solenemente estas Obras como instrumento principal do Colégio Episcopal – do papa e dos bispos – para a cooperação na atividade missionária da Igreja.

As Pontifícias Obras Missionárias são o organismo oficial da Igreja para animação e cooperação missionária. Por serem pontifícias, estão diretamente ligadas à Santa Sé, particularmente à Congregação pela Evangelização dos Povos, de quem dependem em nível universal para o exercício da sua atividade; em nível local, dependem das Conferências Episcopais e do bispo de cada diocese.

Para saber mais sobre as Pontifícias Obras Missionárias, visite seu “site”:  www.pom.org.br

Conheça também o CCM – Centro Cultural Missionário. Veja seu “site”: www.ccm.org.br