“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)

Obras Missionárias

As Pontifícias Obras Missionárias são instituições oficiais do papa (por isso se chamam pontifícias) e, conseqüentemente, de toda a Igreja, para a animação e cooperação missionárias. Elas exprimem a solicitude do papa e dos pastores por toda a Igreja. Têm como finalidade despertar e promover o espírito missionário universal de todos os membros do povo de Deus, apoiar a atividade dos missionários, desenvolver atividades de animação, formação e cooperação missionária.

As Pontifícias Obras Missionárias compreendem quatro obras: Propagação da Fé, criada em 1822, em Lyon (França) pela jovem leiga francesa Paulina Maria Jaricot; a Infância Missionária (ou Obra da Santa Infância), criada em 1843, em Paris, pelo bispo Dom Carlos de Forbin-Janson; São Pedro Apóstolo, criada em 1889, em Caen (França), por Joana Bigard e sua mãe, Estefânia, leigas francesas, e a União Missionária, criada em Milão (Itália), em 1916, pelo sacerdote Bem-Aventurado Paulo Manna. Elas surgiram e se desenvolveram como organizações diferentes e autônomas; hoje, constituem uma única instituição, embora sendo quatro Obras distintas.

A União Missionária foi reconhecida como obra pontifícia pelo Papa Pio XII, em 1956; as outras três foram reconhecidas antes, em 1922, pelo Papa Pio XI. O Concílio Vaticano II, no Decreto "Ad Gentes" (n. 38), consagrou solenemente estas Obras como instrumento principal do Colégio Episcopal – do papa e dos bispos – para a cooperação na atividade missionária da Igreja.

As Pontifícias Obras Missionárias são o organismo oficial da Igreja para animação e cooperação missionária. Por serem pontifícias, estão diretamente ligadas à Santa Sé, particularmente à Congregação pela Evangelização dos Povos, de quem dependem em nível universal para o exercício da sua atividade; em nível local, dependem das Conferências Episcopais e do bispo de cada diocese.

Para saber mais sobre as Pontifícias Obras Missionárias, visite seu “site”:  www.pom.org.br 

Conheça também o CCM – Centro Cultural Missionário. Veja seu “site”: www.ccm.org.br

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções