Estrutura e organização

O CELAM – Conselho Episcopal Latino-americano é um organismo da Igreja que oferece serviços de contato, comunhão, formação, pesquisa e reflexão às 22 conferências episcopais que se situam na América Latina e no Caribe.

A sede do CELAM localiza-se em Bogotá, na Colômbia. Seus dirigentes são eleitos a cada quatro anos por uma assembleia ordinária que reúne os presidentes e delegados das conferências episcopais. O atual presidente é o mexicano Dom Carlos Aguiar Retes, arcebispo de Tlalnepantla.

A estrutura do CELAM compreende: assembleia geral, presidência, secretaria geral e sete departamentos: Comunhão eclesial e diálogo; Missão e espiritualidade; Família e vida; Cultura e educação; Vocações e ministérios; Justiça e solidariedade, e Comunicação. Compreende ainda outros organismos e serviços.

A presidência atual é formada por: Presidente – Dom Carlos Aguiar Retes, arcebispo de Tlalnepantla (México); 1º vice-presidente – Dom Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá (Colômbia); 2º vice-presidente – Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande – MS (Brasil).

O Secretário Geral é Dom Santiago Silva Retamales, bispo auxiliar de Valparaíso (Chile), e o presidente do Comitê Econômico é Dom Carlos María Collazzi Irazábal, bispo de Mercedes (Uruguai).

Para saber mais sobre o CELAM, acesse o “site”   www.celam.org