Origem e missão

O CELAM – Conselho Episcopal Latino-americano é um organismo de comunhão da Igreja latino-americana e caribenha, que oferece serviços de contato, comunhão, formação, pesquisa e reflexão às 22 conferências episcopais que se situam na América Latina e no Caribe.

Ele foi criado em 1955 pelo Papa Pio XII. De 25 de julho a 4 de agosto daquele ano, realizou-se, no Rio de Janeiro, a primeira conferência do episcopado latino-americano e caribenho. No final da conferência, os bispos pediram ao papa a criação de um organismo que congregasse os episcopados da América Latina e do Caribe. Esse pedido recebeu aprovação pontifícia no dia 2 de novembro de 1955, quando se erigiu oficialmente o CELAM.

Essa reunião eclesial fora convocada por iniciativa direta da Santa Sé. O organismo responsável por auxiliar o Vaticano na preparação do evento foi a CNBB, que havia sido criada em 1952. O Papa Pio XII enviou uma carta para ser lida na abertura da Conferência e que foi tomada como horizonte de orientação dos trabalhos dos bispos. Em seu texto, intitulado “Ad Ecclesiam Christi”, Pio XII faz um elogio à América Latina, afirmando acreditar que, dentro em pouco, o continente latino-americano possa achar-se em condições de responder, com vigoroso impulso, à vocação apostólica que a Providência divina parece ter-lhe designado. Vocação de ocupar “lugar de destaque na nobilíssima tarefa de comunicar também a outros povos, no futuro, os ansiados dons da salvação e da paz.”

Participaram das sessões de trabalho no Colégio Sacré Coeur os cardeais latino-americanos, exceto os dois da Argentina, devido a impedimentos causados pelo regime peronista, 37 arcebispos e 58 bispos. Presidiu à conferência, como legado pontifício, o cardeal Adeodato Giovanni Piazza, secretário da Sagrada Congregação Consistorial, auxiliado por Dom Antonio Samoré, secretário da Congregação para Assuntos Eclesiásticos Extraordinários.

Conferências Gerais - Na história do CELAM, destacam-se as Conferências Gerais, eventos que reúnem bispos representantes de todas as conferências episcopais que o integram para buscar, em espírito de comunhão, diretrizes comuns para uma evangelização mais eficaz no continente latino-americano e caribenho. Além da Conferência do Rio de Janeiro, foram realizadas mais quatro: Medelin (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2007).