“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para o 3º Domingo da Quaresma

Publicado em 5 de março de 2021

Jesus é o novo templo – 7 de março de 2021

Quaresma é tempo de renovação, um chamado forte para mudança de atitudes. Mediante a oração, o jejum, a esmola e a meditação da Palavra de Deus, somos chamados à conversão, conformando nossa vida com a proposta do reino de Deus.

Neste 3º Domingo da Quaresma, a primeira leitura (Ex 20,1-17), ensina-nos que Deus nos deixou seus preceitos para que encontrássemos a felicidade e a liberdade. Os homens que detêm o poder, às vezes, baixam decretos que não favorecem o bem dos súditos, mas têm a finalidade de perpetuar situações de injustiça. Mas Deus é totalmente diferente. Quando viu seu povo oprimido no Egito, foi libertá-lo pois não tolera situações de escravidão. É nessa perspectiva que devem ser entendidos os dez mandamentos. Não se trata de leis severas, incompreensíveis. Ao contrário, são caminhos seguros para nossa libertação.

Na segunda leitura (1Cor 1,22-25), o apóstolo Paulo proclama que Jesus Crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, para os eleitos é força e sabedoria de Deus.

No evangelho (Jo 2,13-25), narra-se a expulsão dos vendilhões do templo, mostrando um Jesus corajoso, determinado, sem meias palavras, que usa o chicote para expulsar aqueles que fizeram da casa de seu Pai uma casa de negócios.

O templo de Jerusalém era, para os judeus, o lugar de adoração do verdadeiro e único Deus. Mas ele foi profanado pelo ritualismo e pelo comércio ali realizado. Ao expulsar os vendilhões, Jesus mostra que o templo material será suplantado por nova realidade. Jesus fala de si mesmo, em torno de quem se reunirão os verdadeiros adoradores do Pai.

Ao designar o templo como a casa de seu Pai, Jesus se apresenta como o Filho que tem autoridade no templo e sobre ele. Uma autoridade que somente Deus tinha. Portanto Jesus é o novo templo, o lugar do encontro do homem com Deus. 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções