Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para o 2º Domingo da Páscoa

Publicado em 10 de abril de 2021

Meu Senhor e meu Deus! – 11 de abril de 2021

A mensagem do Ressuscitado nos convida a viver a fraternidade, sabendo partilhar nossos dons. Foi isso que levou os primeiros cristãos a viverem a comunidade ideal. Neste 2º Domingo da Páscoa, na primeira leitura (At 4,32-35), o livro dos Atos dos Apóstolos nos conta como viviam esses cristãos: com coragem davam testemunho da ressurreição do Senhor, tinham tudo em comum, sabendo partilhar. Por isso não havia entre eles necessitados e “a multidão dos fiéis era um só coração, uma só alma.”

Na segunda leitura (1Jo 5,1-6), o apóstolo São João nos lembra que a verdadeira fé não pode ser separada da vida: se amamos a Deus, guardamos os seus mandamentos. E “os seus mandamentos não são pesados, pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo”.

O evangelho (Jo 20,19-31) narra duas aparições de Jesus Ressuscitado no meio dos discípulos. Na primeira, depois de desejar-lhes a paz, envia-os para a missão no meio do mundo, revigorados pela força do Espírito Santo: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio.” Jesus vai continuar presente entre os homens no anúncio e no testemunho de seus seguidores.

Na segunda aparição, temos em Tomé o símbolo daqueles que não acreditam no testemunho da comunidade de fé. Sempre há gente querendo uma experiência diferente, que Jesus apareça só para si. Por isso o Divino Mestre nos anima: “Felizes os que creem ser ter visto.”

Quando nos reunimos em comunidade, quando aprendemos a partilhar, vivemos a mensagem do Ressuscitado. É na comunidade que encontramos alento para viver nosso cristianismo e, como Tomé, professar nossa fé no Cristo que venceu a morte: “Meu Senhor e meu Deus!”