“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para o 23º Domingo do Tempo Comum

Publicado em 31 de agosto de 2019

As condições para seguir Jesus vêm marcadas por palavras fortes que nos questionam. Ele multiplica os apelos à renúncia e nos convida a carregarmos nossa cruz e a segui-lo. É este o tema da Liturgia da Palavra deste 23º Domingo do Tempo Comum.

No evangelho (Lc 14,25-33), São Lucas relata que multidões acompanhavam Jesus. Certamente muitos ficaram sabendo de seus milagres e não queriam perder o “próximo espetáculo”. Compromisso com sua doutrina, porém, poucos assumiam. Diante disso, Ele ensinava: quem quiser segui-lo deve abraçar a cruz.

Jesus não quis nos iludir, dizendo que seria fácil segui-lo. Se quisermos ser cristãos de fato, devemos nos desapegar de tudo: da família, dos bens materiais e da própria vida. “Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo” – adverte-nos Jesus. Há coisas que são boas e legítimas, mas podem nos afastar de Deus. Por isso devem ficar em segundo plano para que possamos atender ao chamado divino.

A atitude de renúncia é fundamental para ser discípulo de Cristo, para que nos sintamos realmente livres para poder amar e servir a Deus e aos irmãos. Somos chamados a ser seguidores de Jesus, configurando nossa vida a seu ensinamento e à sua prática. É preciso que renunciemos a tudo para que, totalmente livres, possamos assumir concretamente as propostas do Reino de Deus. 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções