Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para o 33º Domingo do Tempo Comum

Publicado em 14 de novembro de 2019

A perseverança nos salva – 17 de novembro de 2019

No 33º Domingo do Tempo Comum, Jesus nos convida à perseverança. Diante da admiração que o Templo de Jerusalém causa às pessoas, Jesus não se deixa impressionar. Afinal, a “casa de oração” havia se transformado em “covil de ladrões” e Jesus anuncia que não “sobrará pedra sobre pedra”. Para o povo daquela época, dizer que o templo seria destruído era como anunciar o fim do mundo. E Jesus adverte a todos para ficarem vigilantes e não se deixarem enganar por falsos profetas.

Na primeira leitura (Ml 3, 19-20), o profeta Malaquias declara: “Eis que vem o dia, ardente como uma fornalha. E todos os soberbos, todos os que cometem o mal serão como a palha; este dia que vai vir os queimará e nada ficará: nem raiz, nem ramos. Mas, sobre vós que temeis o meu nome, levantar-se-á o sol de justiça que traz a salvação em seus raios.”

No evangelho (Lc 21, 5-19), Jesus inicia falando da destruição do Templo de Jerusalém, para depois referir-se ao fim do mundo, usando diversas imagens que parecem assustadoras. Tanto a primeira leitura como o evangelho usam uma linguagem que precisa ser bem compreendida. Essas leituras falam de fato do “fim do mundo”, mas trata-se do mundo dominado pelo pecado, pelo sofrimento, pela injustiça, pelo ódio. Esse mundo será reduzido a nada, diz a Palavra de Deus, e dará lugar a uma realidade completamente nova em que só existirá o bem.

É preciso entender essa mensagem na perspectiva do amor de Deus, confiante na promessa que o profeta Malaquias faz: “Mas, sobre vós que temeis o meu nome, levantar-se-á o sol de justiça.” E também Jesus no encoraja no evangelho: “Não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que alcançareis a vossa salvação.”

O cristão sabe que este mundo novo já começou no momento da morte e ressurreição de Cristo. A sua manifestação plena, porém, só acontecerá no fim dos tempos, que ninguém sabe quando será. Mas até lá devemos passar por muitas provações que não devem nos abater, porque o Senhor está conosco e vela por nós. Por isso Jesus nos convida a perseverarmos firmes na fé, pois pela perseverança seremos salvos.