Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para o 1º. Domingo do Advento

Publicado em 29 de novembro de 2019

Preparemo-nos para a vinda do Senhor – 1º de dezembro de 2019

A Igreja inicia, neste domingo, o Tempo do Advento, de preparação para o Natal de Jesus. São quatro semanas de intensa espiritualidade, quando somos convidados à oração, à meditação da Palavra de Deus, preparando-nos para a celebração do nascimento de Jesus.

Advento quer dizer chegada. Já antes de Cristo, os pagãos celebravam a espera dos deuses, considerando esse tempo como advento. Também chamavam de advento a expectativa pela chegada de um rei ou imperador, ou alguma personalidade importante. Depois os cristãos assumiram esse nome e cristianizaram-no, aplicando para a vinda de Jesus, dando o sentido de preparação para o Natal.

Na primeira leitura deste 1º. Domingo do Advento (Is 2, 1-5), o profeta Isaías convida a subirmos ao monte do Senhor para que Ele nos mostre seus caminhos; também convida a nos deixarmos guiar pela luz do Senhor: “Vinde, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó. Ele nos ensinará seus caminhos, e nós trilharemos as suas veredas. Vinde, caminhemos à luz do Senhor.”

Na segunda leitura (Rm 13, 11-14), o apóstolo São Paulo, em sua Carta aos Romanos, lembra-nos que a salvação está mais perto, por isso devemos nos despojar das ações das trevas, revestindo-nos do Senhor Jesus: “Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.”

No evangelho (Mt 24, 37-44), São Mateus relata que Jesus nos convida à vigilância, permanecendo atentos para percebermos os sinais de Deus em nossa vida. Cristo nos ensina que é preciso estar sempre alerta, pois a vigilância cristã permite ler em profundidade os fatos para neles descobrir a “vinda” de Jesus: “Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor.”

O Advento é um tempo especial. As leituras bíblicas dos quatro domingos nos lembram a ação salvadora de Deus e convidam-nos à conversão para podermos celebrar dignamente o nascimento do nosso Salvador. Celebrar o Natal não é recordar um fato passado, mas atualizar esse.