Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para o 3º Domingo do Tempo Comum

Publicado em 23 de janeiro de 2020

O povo viu uma grande alegria – 26 de janeiro de 2020

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa brilhou uma luz.” Este é um trecho da primeira leitura (Is 8, 23-9,3) deste 3º Domingo do Tempo Comum. No evangelho (Mt 4, 12-23), São Mateus retoma a mesma passagem ao fazer o relato do início da pregação de Jesus.

Após a prisão de João Batista, Jesus mudou-se para Cafarnaum, onde começou a pregar: “Convertam-se, façam penitência, porque o Reino dos Céus está próximo”. A chegada do Reino é o conteúdo básico da sua pregação.

Jesus dá continuidade ao anúncio de João Batista ao exortar à conversão diante da proximidade do Reino dos Céus. Ao realizar sua missão, a grande luz brilha para todos. Ele é o Messias anunciado pelos profetas, a realização de todas as promessas do Antigo Testamento. O povo que vivia nas trevas do pecado agora encontra a luz que liberta.

Após o anúncio do Reino, Mateus narra o chamado dos quatro primeiros discípulos, Pedro, André, Tiago e João: “Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens”. Deus vem realizar a salvação, mas quer contar com a colaboração dos homens. Por isso chamou seus discípulos que depois irão continuar sua missão.

Ainda hoje, Deus continua chamando as pessoas para colaborarem na construção do seu reino. Quem é chamado deve estar consciente de que não terá descanso, deverá segui-lo sempre. Somos todos convidados por Cristo a ser luz no mundo, sendo fiel a Ele, vivendo de acordo com sua mensagem de amor. Jesus conta conosco para que toda a humanidade possa conhecê-lo, vendo nele a luz que brilhou para todos.