Página inicial Atualizado em 07/03/2013
  Organismos de Igreja
  CELAM
SEAME - Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa

É um projeto social da Diocese de Piracicaba, com atendimento a adolescentes infratores e às famílias, para proporcionar-lhes vida digna. Sendo uma entidade da Igreja, pauta seu trabalho pelos princípios cristãos, acreditando no ser humano, em seu potencial e em sua capacidade de recuperação.

Coordenadora – Maria Cecília Pereira Cardoso Zaia
Endereço – Avenida Comendador Luciano Guidotti, 200
CEP 13.417-370 - Piracicaba
Fones: 3426-3867 e 3411-2000 (também fax)
seame@terra.com.br

HISTÓRICO – Em 1981, Piracicaba era a segunda cidade do interior paulista com maior número de adolescentes infratores internados na FEBEM (hoje Fundação Casa). Um quadro que clamava por soluções urgentes, ao qual a Igreja não podia ficar indiferente. Diante disso, o bispo Dom Eduardo Koaik decidiu criar um trabalho de amparo e apoio a esses adolescentes e suas famílias, com o objetivo de mudar o quadro estatístico e, mais importante, oferecer a eles condições para que pudessem encontrar novos rumos, permitindo-lhes uma vida mais digna. Solicitou, então, à Faculdade de Serviço Social – que na época pertencia à diocese – a elaboração de um projeto. Com a pronta acolhida por parte de algumas pessoas abnegadas, a Diocese de Piracicaba iniciou, em maio daquele ano, esse serviço que, a partir de 1983, desvinculou-se da faculdade e passou a denominar-se SEAME – Serviço de Apoio ao Menor. Em 1988, passou a integrar a PASCA - Pastoral do Serviço da Caridade, organismo que congrega todos os trabalhos sociais da diocese

O TRABALHO - O SEAME presta atendimento a adolescentes de 12 a 18 anos infratores ou considerados em situação de risco. Mantém vínculo com a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Piracicaba, que encaminha à entidade os adolescentes sujeitos a medida socioeducativa de liberdade assistida, de acordo com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. O trabalho se realiza através de: acompanhamento individual aos adolescentes e familiares pelos setores de Serviço Social e Psicologia; encaminhamento aos recursos da comunidade: escolas, cursos profissionalizantes, empregos, documentação pessoal e outros; parcerias com instituições; visitas domiciliares pelos técnicos; visitas e acompanhamento às famílias por casais voluntários; reunião mensal com os pais; atendimento em grupo com adolescentes e mães; atividades em oficinas de arte-terapia, artesanato, culinária, informática, cabeleireiro e esporte.

EQUIPE – Os trabalhos do SEAME são realizados por funcionários e voluntários. A equipe técnica é formada pela coordenadora, por três assistentes sociais contratadas e uma voluntária e por três psicólogos contratados e um voluntário. Outros funcionários são um auxiliar de escritório e uma merendeira.

A entidade conta, ainda, com prestadores de serviços autônomos (três instrutores das oficinas), voluntários, casais para visitas às famílias, equipe de promoções e diretoria.

ATENDIMENTOS – Nos últimos anos, estes são os números dos adolescentes atendidos:

em 2000 – 112
em 2001 – 105
em 2002 – 114
em 2003 – 250
em 2004 – 233
em 2005 – 275
  em 2006 – 294
em 2007 – 260
em 2008 – 214
em 2009 – 219
em 2010 – 286