Página inicial Atualizado em 07/03/2013
  História da diocese
  Datas e fatos marcantes
  Bispos diocesanos
  Diocese hoje
  Catedral
  Padroeiro da diocese
  Regiões pastorais
  Paróquias
  Seminários
  Escola Diaconal
  Teologia para Leigos
  Normas pastorais
  6º. Plano de Pastoral
  Governo diocesano
  Clero
  Congregações religiosas
  Comissões Diocesanas
  Pastorais
  Associações/Movimentos
  Novas Comunidades
  Papa Bento XVI
  Santa Sé - Vaticano
  Nunciatura Apostólica
  CNBB
  CNBB – Regional Sul-1
  Organismos de Igreja
  CELAM
SEAME - Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa

É um projeto social da Diocese de Piracicaba, com atendimento a adolescentes infratores e às famílias, para proporcionar-lhes vida digna. Sendo uma entidade da Igreja, pauta seu trabalho pelos princípios cristãos, acreditando no ser humano, em seu potencial e em sua capacidade de recuperação.

Coordenadora – Maria Cecília Pereira Cardoso Zaia
Endereço – Avenida Comendador Luciano Guidotti, 200
CEP 13.417-370 - Piracicaba
Fones: 3426-3867 e 3411-2000 (também fax)
E-mail:
seame@terra.com.br

HISTÓRICO – Em 1981, Piracicaba era a segunda cidade do interior paulista com maior número de adolescentes infratores internados na FEBEM (hoje Fundação Casa). Um quadro que clamava por soluções urgentes, ao qual a Igreja não podia ficar indiferente. Diante disso, o bispo Dom Eduardo Koaik decidiu criar um trabalho de amparo e apoio a esses adolescentes e suas famílias, com o objetivo de mudar o quadro estatístico e, mais importante, oferecer a eles condições para que pudessem encontrar novos rumos, permitindo-lhes uma vida mais digna. Solicitou, então, à Faculdade de Serviço Social – que na época pertencia à diocese – a elaboração de um projeto. Com a pronta acolhida por parte de algumas pessoas abnegadas, a Diocese de Piracicaba iniciou, em maio daquele ano, esse serviço que, a partir de 1983, desvinculou-se da faculdade e passou a denominar-se SEAME – Serviço de Apoio ao Menor. Em 1988, passou a integrar a PASCA - Pastoral do Serviço da Caridade, organismo que congrega todos os trabalhos sociais da diocese

O TRABALHO - O SEAME presta atendimento a adolescentes de 12 a 18 anos infratores ou considerados em situação de risco. Mantém vínculo com a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Piracicaba, que encaminha à entidade os adolescentes sujeitos a medida socioeducativa de liberdade assistida, de acordo com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. O trabalho se realiza através de: acompanhamento individual aos adolescentes e familiares pelos setores de Serviço Social e Psicologia; encaminhamento aos recursos da comunidade: escolas, cursos profissionalizantes, empregos, documentação pessoal e outros; parcerias com instituições; visitas domiciliares pelos técnicos; visitas e acompanhamento às famílias por casais voluntários; reunião mensal com os pais; atendimento em grupo com adolescentes e mães; atividades em oficinas de arte-terapia, artesanato, culinária, informática, cabeleireiro e esporte.

EQUIPE – Os trabalhos do SEAME são realizados por funcionários e voluntários. A equipe técnica é formada pela coordenadora, por três assistentes sociais contratadas e uma voluntária e por três psicólogos contratados e um voluntário. Outros funcionários são um auxiliar de escritório e uma merendeira.

A entidade conta, ainda, com prestadores de serviços autônomos (três instrutores das oficinas), voluntários, casais para visitas às famílias, equipe de promoções e diretoria.

ATENDIMENTOS – Nos últimos anos, estes são os números dos adolescentes atendidos:

em 2000 – 112
em 2001 – 105
em 2002 – 114
em 2003 – 250
em 2004 – 233
em 2005 – 275
  em 2006 – 294
em 2007 – 260
em 2008 – 214
em 2009 – 219
em 2010 – 286
em 2011 – 230

 

 

Diocese de Piracicaba - Assessoria de Comunicação      |      comunicacao@diocesedepiracicaba.org.br      |      Fone: (19) 2106-7555 - Fax: (19) 2106-7557