Diocese hoje

A Igreja católica é dividida em regiões que recebem o nome de Diocese (ou Igreja Particular, ou Igreja Diocesana, ou ainda, Igreja Local). Diocese é a parcela do povo de Deus confiada ao governo de um bispo.

"Diocese é a porção do povo de Deus confiada a um bispo para que a pastoreie em cooperação com o presbitério, de tal modo que, unida a seu pastor e por ele congregada no Espírito Santo mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua uma Igreja particular, na qual verdadeiramente está e opera a una, santa, católica e apostólica Igreja de Cristo.”   (Concílio Vaticano II – Decreto “Christus Dominus”, 11)

A Diocese de Piracicaba foi criada pelo Papa Pio XII, em 26 de fevereiro de 1944, através da bula “Vigil Campinensis Ecclesiae” e instalada solenemente em 11 de junho do mesmo ano, pelo Núncio Apostólico Dom Bento Aloisi Masella.

Bispos diocesanos

• Dom Ernesto de Paula (1945-1960)
  • Dom Aníger Francisco de Maria Melillo (1960-1984)
  • Dom Eduardo Koaik (1980-2002)
  • Dom Moacyr José Vitti (2002-2004)
  • Dom Fernando Mason (2005-2020)
  • Dom Devair Araújo da Fonseca (posse canônica: 16 de janeiro de 2021)

Dividida em sete regiões pastorais, a diocese compreende:

68 paróquias - 2 santuários marianos - 3 seminários diocesanos.

Dirigida pelo bispo Dom Devair, a diocese conta com o trabalho de 74 padres diocesanos, 57 padres religiosos e 48 diáconos permanentes. A Diocese tem a presença ainda do bispo emérito, Dom Fernando Mason, OFMConv, que reside em Piracicaba; Dom Aloísio Hilário de Pinho, PODP, bispo emérito de Jataí (GO), que reside em Rio Claro e Dom Irineu Danelon, SDB, bispo emérito de Lins (SP), que reside em Piracicaba.

Nela estão presentes 12 congregações religiosas masculinas e 11 femininas.

A diocese conta, ainda, com o trabalho do Conselho Diocesano de Pastoral, de sete Conselhos Regionais de Pastoral, de seis Comissões Diocesanas Executivas, pastorais, novas comunidades, movimentos, associações apostólicas, entidades sociais e outros organismos.

Seminários

Para a formação dos futuros sacerdotes, a diocese tem três seminários:

• Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”, em Santa Bárbara d’Oeste;
  • Seminário Filosófico "São João XXIII", em Campinas;
  • Seminário Teológico “São José”, em Campinas.

Formação dos leigos

Para a formação dos leigos, a diocese mantém a Curso Diocesano de Teologia, criado em 1992. O curso é ministrado em quatro anos, com aulas semanais em Piracicaba, no Centro Diocesano de Pastoral (às quartas-feiras) e em Santa Bárbara d’Oeste, na Paróquia São João Batista, também às quartas-feiras.

Território

Extensão territorial - 4.662,417 Km²

População estimada – 1.008.496 habitantes (segundo dados do IBGE-2018).

A diocese compreende 15 municípios:

• Águas de São Pedro
  • Capivari
  • Charqueada
  • Corumbataí
  • Ipeúna
  • Mombuca
  • Piracicaba
  • Rafard
  • Rio Claro
  • Rio das Pedras
  • Saltinho
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Santa Gertrudes
  • Santa Maria da Serra
  • São Pedro

Em comunhão

A Diocese de Piracicaba, na pessoa do bispo, está em comunhão com todas as dioceses do Brasil através da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Integra também o Conselho Episcopal Regional Sul-1 da CNBB (que compreende as 6 arquidioceses e 36 dioceses do estado de São Paulo). O Regional Sul-1 organiza-se em oito Sub-regiões Pastorais (conhecidas como Sub-regionais).

Nossa diocese pertence ao Sub-regional Campinas, juntamente com as dioceses de Amparo, Bragança Paulista, Limeira e São Carlos e a arquidiocese de Campinas. Essas dioceses também formam a Província Eclesiástica de Campinas.