Todos os papas

O primeiro papa da Igreja foi São Pedro; o segundo, São Lino. Depois muitos outros exerceram o ministério de sucessor de Pedro. O papa atual, Bento XVI, é o 265º da história.

Para conhecer todos os papas, clique aqui.

Em Avignon

Embora Roma seja a sede do papado, a história registra um período de 66 anos em que os papas residiram em Avignon, cidade ao sul da França. Problemas de ordem política que, infelizmente, marcaram a história da Igreja levaram a essa realidade.

Em 1309, Clemente V mudou-se para essa cidade. E outros seis papas também residiram lá: João XXII, Bento XII, Clemente VI, Inocêncio VI, Urbano V e Gregório XI. Mas o povo cristão não se conformou com essa situação e desejava o retorno do papa a Roma. Duas santas mulheres tornaram-se intérpretes desse anseio popular: Brígida da Suécia e Catarina de Sena.

Santa Catarina de Sena visitou o Papa Gregório XI e convenceu-o a voltar para Roma. E no dia 17 de janeiro de 1377, o pontífice fez sua entrada triunfal na Cidade Eterna, encerrando um conturbado período da história da Igreja.

Nomes dos papas

Quantos papas tiveram o mesmo nome? Como curiosidade, segue uma lista em ordem alfabética:

Adriano ......... 6 Agapito ......... 2 Alexandre ...... 8

Anastácio ....... 4 Bento ........... 16 Bonifácio ...... 9