CONIC

O CONIC é um organismo que tem como missão servir às igrejas cristãs no Brasil no fortalecimento do ecumenismo e do diálogo, na vivência da comunhão em Cristo. Fundado em 1982, em Porto Alegre, sua história é marcada por intensa atividade ecumênica, a serviço e em testemunho da unidade, empenhado na promoção da dignidade e dos direitos humanos, a serviço do amor, da justiça e da paz.

No documento oficial que regula sua organização, o CONIC se define como “uma associação fraterna de Igrejas que confessam o Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador, segundo as Escrituras, e que, por isso, procuram cumprir sua vocação comum para a glória de Deus Uno e Trino – Pai, Filho e Espírito Santo – em cujo nome administram o Santo Batismo.”

Hoje o CONIC tem sede em Brasília e congrega cinco Igrejas: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

São membros associados: Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Koinonia Presença Ecumênica e Serviço, Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular (CESEP), Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), Comissão Nacional de Combate ao Racismo (CENACORA), Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura (ACAT – Brasil), Programa de Formação e Educação Comunitária – PROFEC e Dia Mundial de Oração (DMO).

Dentre as atividades e campanhas desenvolvidas pelo CONIC destacam-se a “Semana de oração pela unidade dos cristãos”, realizada anualmente em preparação à festa de Pentecostes, a Campanha “Década para superar a violência – 2001 a 2010”, realizada em âmbito mundial, as Campanhas da Fraternidade de 2000 e de 2005. Está prevista nova Campanha da Fraternidade Ecumênica para 2010.

Saiba mais sobre o CONIC visitando o seu “site”: www.conic.org.br